Siga-nos no Twitter:
|
|
15/08/2011
|
No combate a fraudes em postos de combustíveis, Ipem-SP faz reunião
|
|
Como parte de um conjunto de ações no intuito de coibir o crescente número de irregularidades encontradas durante fiscalizações em postos de combustível, o Ipem-SP, autarquia vinculada à Secretaria da Justiça, reuniu na manhã desta sexta-feira (12/8) cerca de 50 proprietários e responsáveis por oficinas de manutenção de bombas medidoras na Capital credenciadas à autarquia. O objetivo foi reforçar orientações gerais e estreitar o relacionamento com o setor para incentivar a detecção e denúncia de fraudes, especialmente em placas eletrônicas das bombas.
O encontro começou com uma apresentação sobre a importância de seguir regras como recadastramento obrigatório das oficinas, correta aquisição, utilização e controle no uso de etiquetas de “reparado” (usadas na bomba para identificar que houve manutenção), utilização de lacres, credenciamento de técnicos, calibração de instrumentos medidores, preenchimento de ordens de serviço dentre outros procedimentos que, se não cumpridos corretamente, podem motivar até mesmo o descredenciamento da oficina.
Na sequencia, foram apresentados ao grupo diversos exemplos de placas eletrônicas com intervenções ilegais e outras peças utilizadas em bombas para controlar o volume de combustível abastecido.
Reunião com responsáveis por oficinas de manutenção da Capital reuniu cerca de 50 pessoas no Ipem
Diante dos exemplos demonstrados, o diretor de Metrologia Legal e Fiscalização do Ipem-SP, Paulo Roberto Lopes, ressaltou a importância do papel dos donos de oficinas, bem como seus técnicos, no combate às irregularidades. “É importante que todos orientem suas equipes para que, ao fazer uma manutenção, saibam identificar irregularidades e nos comuniquem a respeito, o que pode ser feito até anonimamente por meio de nossa Ouvidoria”, alertou Paulo. “Todos vocês são nossos parceiros e para trabalhar com transparência e confiança, é indispensável que não haja omissão diante de exemplos como estes, até mesmo para que continuem nos representando”, emendou.
Segundo o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula, reuniões como esta, que já tiveram início inclusive nas outras 13 regionais do Ipem-SP no interior do estado, são um complemento às operações de fiscalização no combate a fraudes nos postos. “É preciso unir esforços para moralizar o setor e coibir com veemência qualquer tentativa de lesar o consumidor. Durante as operações especiais temos contado com o apoio da Policia Civil e no caso da capital, com o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania, para que os responsáveis por essas fraudes não sejam punidos apenas administrativamente, mas também criminalmente pelos seus atos”, explica Fabiano.
|
|
Fonte: IPEM
|
|
|